Cuidados com o Piercing na Língua + Como Tratar Inflamação!

Conheça a seguir quais cuidados você deve ter com seu piercing na língua

Publicidade

Fazer uma modificação corporal é o desejo de muita gente, que desejam se diferenciar de alguma forma. Uma dessas modificações inclui fazer piercings, que podem ser colocados em praticamente toda região do corpo. Um dos mais famosos e também mais arriscados é o piercing na língua. Localizado em uma região delicada, qualquer erro pode te custar muito mais do que a estética, já que problemas na língua afetam a fala, a mastigação e até mesmo a respiração. Antes que você se assuste, entretanto, conheça a seguir quais cuidados você deve ter e não corra riscos com essa modificação.

Faça o piercing em um local de confiança

O primeiro passo para o seu piercing na língua ser uma modificação corporal e não um problema em sua vida é fazê-lo em um local de confiança. É muito importante, por exemplo, que o estúdio possua autorização para funcionar e que conte com profissionais realmente qualificados.

Também é necessário que o ambiente seja limpo, que os materiais sejam esterilizados e abertos na sua frente. A experiência do profissional também conta a favor tanto para o resultado quanto para você sentir o menor incômodo possível. A joia em si deve ser feita de material biocompatível, como titânio, e possuir boas características para evitar alergias.

Todas essas coisas custam dinheiro e geram gastos e, portanto, você deve desconfiar de lugares que oferecem piercing muito baratos. O risco de você ficar insatisfeito existe é é o menor deles, já que em lugares assim o problema maior consiste em pegar uma doença, como hepatite C, ou ter uma infecção por má prática.

Evite contatos íntimos nos primeiros dias

Agora que você já furou a língua é necessário que você evite, pelo menos nas duas primeiras semanas, qualquer contato íntimo. Além de qualquer contato sexual, também é necessário que você evite beijos, ainda que em uma pessoa de confiança – como um parceiro fixo.

Isso porque as bactérias presentes na boca da outra pessoa podem aproveitar a lesão temporária causada pelo piercing para adentrar em seu organismo. O resultado pode ser uma infecção ou até mesmo a rejeição total do corpo, fazendo com que você perca o piercing na língua que você vez.

Usar gelo pode amenizar a dor

Na primeira semana, é natural que a língua experimente um inchaço, especialmente na área em que houve o furo. Além de causar dificuldades para falar, engolir e mastigar, esse inchaço também pode ser o responsável por uma dor incômoda.

Nesses casos, você pode usar o gelo de maneira localizada e temporária para ajudar a anestesiar a região e também para diminuir o inchaço. Ingerir bebidas mais geladas, desde que dentre dos padrões permitidos para esse momento, também pode ajudar. Se o refrigerante, o café e as bebidas alcoólicas estão proibidos temporariamente, você pode apelar para a boa e velha água ou para sucos gelados que garantirão que sua língua doa menos.

Não brinque com a joia no começo

No começo, como no primeiro mês, a sua língua ainda estará muito sensível e experimentará uma vascularização muito grande na região – afinal, seu corpo ainda estará lutando contra o corpo estranho que é a joia. Por causa disso, é altamente necessário que você evite ficar brincando com a joia no começo, como mexendo de um lado para o outro, passando os dentes ou mesmo mexendo excessivamente com as mãos.

Embora isso não seja recomendado nunca – é a sua língua que está em jogo! – é bem difícil para os usuários resistirem à tentação de ficar mexendo no objeto, ainda que por tédio. Sabendo que isso é inevitável, portanto, a recomendação é: espere pelo menos o primeiro ou segundo mês para começar a se arriscar com manobras do tipo – mas, preferencialmente, não faça.

Tenha uma boa escovação

Depois do começo, é só alegria e chega de cuidados com o piercing, certo? Errado. A língua é uma região que possui muitos vasos sanguíneos e que também está sempre em movimento, já que mesmo que você não esteja comendo você ainda a mexe para falar.

Isso significa que ter um buraco na sua língua – ou no freio dela – é uma porta de entrada para infecções e bactérias mesmo quando o inchaço já saiu e o furo já cicatrizou. E qual o melhor jeito de contaminar o local do que com comida?

Por isso, nunca se esqueça de fazer uma boa escovação e que ela seja completa. Isso inclui, além de os dentes de cima e de baixo, escovar as bochechas, o céu da boca, as partes de dentro da arcada dentará e, sim, ela: a língua. Isso garantirá que sua boca esteja sempre limpa e o piercing, sempre seguro.

Sempre lave as mãos antes de mexer no piercing

Outro cuidado indispensável é o de sempre – sempre mesmo – lavar as mãos antes de mexer no piercing. Não importante se você estava “apenas” no ônibus ou se você acabou de acordar: se você vai mexer no piercing na língua lave as mãos. E com sabonete bactericida, de preferência.

Essa etapa é necessária porque suas mãos são ótimos meios de transporte para bactérias irem diretamente para a porta de entrada do seu organismo. Por isso, ainda que pareça inofensivo e que você não tenha sujado as mãos, lave-as antes de mexer no piercing. Se você não puder lavá-las, então não mexa nele até que você esteja corretamente higienizada.

Lave e seque a joia corretamente

Além da sua boca e da sua língua, a joia em si também precisa ser lavada. Para isso, você deve retirar o piercing com cuidado e lavá-lo em uma mistura de água com sal marinho. Se quiser usar enxaguante bucal também, ótimo e se decidir usar produtos específicos, melhor ainda. Isso matará qualquer bactéria que tenha se aproximado e que esteja planejando um ataque.

Para que essa lavagem não gere o efeito exatamente contrário, entretanto, é necessário que você seque a joia do jeito certo, como com uma toalha totalmente limpa. Ao fazer isso, você evita a criação de um ambiente – ainda mais – úmido e que é perfeito para a proliferação de bactérias.

Ter um piercing na língua pode garantir muito estilo para o seu visual, mas necessita de cuidados específicos para que você cuide dessa região tão delicada e tão importante no seu organismo. Seguindo esses cuidados, você vai poder aproveitar seu piercing sem problemas e arrasar em seu novo visual.

Tem dúvidas? Comente!

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)